Menu Fechar

Náufrago, o icônico filme de sobrevivência estrelado por Tom Hanks, é baseado em um caso verídico?

Em dezembro de 2000, Náufrago (Cast Away) apresentou Tom Hanks e Robert Zemeckis numa trama que se transformou em um clássico com o passar do tempo. O filme narra a trajetória de Chuck Noland, um analista de sistemas da FedEx que se encontra retido numa ilha isolada.

Com o auxílio dos itens presentes em algumas encomendas no avião em que estava, ele é encorajado a se manter vivo para entregar um único pacote que se manteve fechado. Simultaneamente, ele é impulsionado a tentar retornar à civilização pela lembrança de sua amada, Kelly Frears (Helen Hunt), lamentando não ter lhe feito um pedido de casamento antes.

Com uma duração de 144 minutos, Náufrago retrata a adaptação de Chuck a morar em um local isolado e a criação de uma amizade com a bola de vôlei conhecida como Wilson. Mas tudo isso surgiu da imaginação do escritor William Broyles Jr. ou a trama foi inspirada em algum acontecimento verídico?

Náufrago é inspirado em um caso verídico?

Apesar de não ser baseado em uma história específica, Náufrago foi construído com base no saber de diversos especialistas em estratégias de sobrevivência. Para dar mais realismo à história, Broyles Jr. se baseou em sua própria vivência de isolamento numa ilha no Golfo da Califórnia.

Apesar de ter vivenciado uma experiência mais segura e controlada do que a retratada na ficção, o escritor se esforçou ao máximo para torná-la bastante autêntica. Durante uma conversa com o The Austin Chronicle, ele esclareceu que realmente fabricou uma lança para caçar arraias e que enfrentou dificuldades para consumir água de coco.

Ele também foi o encarregado de construir uma tenda que o resguardou dos elementos naturais, passando um longo período sem qualquer interação com outras pessoas. Portanto, Broyles Jr. declarou que realmente compreendeu “o que é estar sozinho” e conseguiu elaborar uma narrativa bastante plausível.

No filme Náufrago, a bola de vôlei Wilson, batizada pelo roteirista como Wilson, é um dos elementos reais presentes. O autor, além de se inspirar em suas vivências pessoais, também se inspirou no clássico literário Robinson Crusoé, de Daniel Defoe, que narra a narrativa de um explorador que permanece 28 anos isolado numa ilha.

Longa foi inspirado por diversas narrativas de superação.

O termo Náufrago também está associado a outras narrativas verídicas, como a do explorador escocês Alexander Selkirk, que passou quatro anos numa ilha isolada no começo do século XVII. Adicionalmente, as vivências do marujo espanhol Pedro Serrano e da costureira Ada Blackjack serviram de fonte de inspiração.

O que o filme não retrata fielmente é o seu cenário de filmagem, situado numa ilha autêntica em Fiji, denominada Monuriki. Apesar de o local não possuir nenhuma estrutura humana permanente, ele não é totalmente isolado, pois está situado perto de diversos pontos turísticos bastante movimentados.

Além de Náufrago, o local já foi palco de outras narrativas tidas como clássicas, como a da Lagoa Azul. Se essa narrativa não despertou seu interesse em assistir ao filme com Tom Hanks, ele está disponível atualmente em streaming através dos planos Telecine da Globoplay e do Mercado Play.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *