A Apple revelou o mais recente MacBook Pro, equipado com os processadores mais modernos da família Apple Silicon: M4, M4 Pro e M4 Max. Esta nova geração se segue a outros dois lançamentos anteriores – o do iMac e do Mac mini, ambos atualizados com o chip M4.
Assim como os últimos lançamentos da Apple, o MacBook Pro foi projetado para a nova era da inteligência artificial, que tem revolucionado a maneira como milhões de pessoas trabalham e pesquisam globalmente. O novo laptop foi projetado para maximizar o uso da Apple Intelligence e proporciona um desempenho excepcional, graças ao poder de processamento da série M4 e à memória unificada disponível.
O COMPUTADOR PESSOAL QUE NÃO TRAVA EM NENHUM TIPO DE ATIVIDADE.
Agora, o MacBook Pro está disponível com um display Retina Liquid XDR de 14 ou 16 polegadas, compatível com a tecnologia ProMotion (taxas de atualização ajustáveis até 120 Hz). Há uma alternativa de tela com vidro de nanotextura para os usuários mais exigentes, que dispersa a luz para reduzir os reflexos e assegurar uma qualidade de imagem excepcional, mesmo em ambientes com pouca luz. Todos os modelos atingem 1000 nits em SDR ou 1000 nits em XDR, com um pico de 1600 nits apenas em conteúdos HDR.
Conforme mencionado, os novos modelos utilizam os processadores da série M4, que utilizam tecnologia de três nanômetros de segunda geração. Esses processadores proporcionam um desempenho notável, podendo rodar diversas aplicações simultaneamente e lidar com tarefas complexas, como a edição de imagens ou vídeos em alta definição.
De acordo com a empresa, esta série de processadores é recomendada para quem deseja aproveitar as habilidades da Apple Intelligence ou para profissionais que necessitam de um desempenho superior em suas funções, como a elaboração de bases de dados, a elaboração de modelos de dados ou a sequenciação de DNA. Os atletas mais habilidosos também poderão tirar o máximo proveito dos chips M4 durante os seus jogos.
Vale ressaltar que os processadores mais recentes da Apple foram projetados para aprimorar o desempenho e a eficiência energética dos aparelhos nos quais estão incorporados, com ênfase especial nas atividades de inteligência artificial que estão se tornando cada vez mais frequentes. A velocidade da memória unificada aumentou, os aceleradores de aprendizado automático foram aprimorados e o Neural Engine está mais eficaz. Cada chip também possui uma memória de maior largura de banda, possibilitando a execução de grandes modelos de linguagem e o suporte aos projetos do usuário.
O modelo de 14 polegadas tem a opção de utilizar um processador M4, M4 Pro ou M4 Max. O modelo básico possui 16 GB de memória unificada, mas pode ser expandido até 128 GB ao escolher o chip M4 Max com CPU de 16 núcleos. Em relação ao armazenamento, você pode escolher um SSD de 512 GB, que permite a configuração para até 8 TB.
LUZ, CÂMARA, AÇÃO
O novo MacBook Pro possui uma câmera de 12 MP Center Stage, capaz de produzir imagens nítidas em qualquer cenário de luz. As chamadas se tornam mais interativas graças a recursos como o Enquadramento central (em inglês, Center Stage), que mantém o usuário no centro da tela, mesmo quando ele se move, ou a Vista de secretária (Desk View), que confere uma nova perspectiva às chamadas, especialmente durante aulas ou apresentações.
Por meio de três microfones de alta qualidade, a voz é claramente ouvida e o ruído de fundo é minimizado durante as videochamadas e gravações. O conjunto de seis alto-falantes, composto por dois pares de woofers com cancelamento de força e dois tweeters, é perfeito para aqueles que apreciam música e assistir vídeos. O áudio é vívido e os graves são profundos, principalmente se o computador usar o Áudio Espacial compatível com Dolby Atmos.
AUTONOMIA E COMPATIBILIDADE
A Apple garante que o novo MacBook tem bateria suficiente para suportar até 24 horas de transmissão de vídeo ou 17 horas de navegação na internet (por meio de Wi-Fi).
O aparelho possui diversas portas para conectar periféricos de alta velocidade, monitores de alta definição ou cartões SDXC. Todos os modelos possuem uma entrada HDMI que suporta resolução de até 8K, um slot para cartões SDXC, uma entrada MagSafe 3 e uma saída para fones de ouvido de 3,5 mm. Em contrapartida, o MacBook Pro equipado com processadores M4 Pro e M4 Max possui portas Thunderbolt 5, capazes de transferir dados a uma velocidade de até 120 GB/s.
Caso queiras conectar-te à internet ou a outros aparelhos, o computador ainda suporta as tecnologias Wi‐Fi 6E e Bluetooth 5.3.
Diminuir a pegada ecológica e intensificar a segurança.
A companhia de Cupertino mantém seu compromisso de salvaguardar o planeta e desenvolver produtos que possam ser utilizados por todos. A tecnologia utiliza materiais sustentáveis e recicláveis, eletricidade ecológica e meios de transporte com baixas emissões de carbono, visando atingir a neutralidade carbônica.
Por essa razão, os MacBook Pro também são fabricados com materiais reciclados, com sua estrutura feita inteiramente de alumínio reciclado.
Em relação à segurança, a Apple tem aprimorado a arquitetura do sistema operacional macOS, unindo hardware e software da maneira mais eficiente possível, para garantir a estabilidade e proteção do MacBook Pro e dos demais produtos ao longo do tempo. Graças às atualizações automáticas do sistema e a recursos como o Touch ID e o Encontrar, podemos garantir a mais alta proteção.
DISPONIBILIDADE E PREÇO
A reserva do MacBook Pro está aberta, nas tonalidades de preto sideral e prateado. O preço inicial do modelo de 14 polegadas é de 1949 euros, enquanto o de 16″ pode ser comprado por 2999 €. Assim como nos novos iMac e Mac mini, a distribuição começará no dia 8 de novembro.